ENSAIO SOBRE A IGNORÂNCIA

"Porque não há honra na ignorância!"

Por Claudio Cesário – Rio de Janeiro, 06 de maio de 2023. 


      

A ignorância é a falta de conhecimento ou compreensão de um determinado tema ou assunto. Embora seja natural e inevitável que existam áreas onde as pessoas são ignorantes, o medo e a cautela indevida de expor uma ideia ou pensamento pode ser prejudicial e levar a mal-entendidos, preconceitos e desinformação.

A incultura e o obscurantismo podem ter muitas causas como, por exemplo, a falta de acesso à educação, escolha consciente de não ser ou não querer ser informado ou capacidade cognitiva limitada. Quando as pessoas carecem de conhecimento, elas tendem a preencher os espaços em branco com conjecturas absurdas, suposições, estereótipos ou informações imprecisas que podem levar a julgamentos errôneos.

Além disso, os atos impensáveis da juventude que despreza o conhecimento podem ser perigosos na idade adulta quando usados ​​para justificar ações e decisões injustas ou prejudiciais. Por exemplo, pessoas que ignoram questões raciais podem perpetuar, eternizar estereótipos sem perceber o mal que estão causando.

No entanto, é importante entender que a estupidez não é uma característica permanente de uma pessoa. O conhecimento pode ser adquirido por meio de educação, de estudos, pesquisas e experiência ou interação com outras pessoas cujo conhecimento difere do seu. O acesso à informação também é fundamental para combater a ignorância e a desinformação.

Finalmente, é importante não confundir desatenção com falta de inteligência. Algumas pessoas têm a capacidade cognitiva relativamente elevada, mas são ignorantes sobre certas coisas e completamente estúpidas em outras.

Reconhecer a falta de domínio em certos assuntos e estar disposto a aprendê-lo é o primeiro passo para buscar o conhecimento e viver uma vida mais consciente e significativa.

Não há honra na ignorância.

 

Escrevo para minha alma não    transbordar em palavras

[1] Claudio Cesário



[1] Claudio Cesário é jornalista, graduado em Letras - Português/Inglês - e suas respectivas Literaturas. Professor de português, revisor e lexicógrafo, desde 2012 trabalha na gestão e produção de conteúdos linguísticos. Licenciado pela Universidade Castelo Branco, atua nas áreas do ensino fundamental II, ensino médio e cursos preparatórios, lecionando português a crianças, jovens e adultos. Colabora ainda na revisão ortográfica e científica de livros didáticos, artigos, monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC).


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